sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Curiosidades!!!

A Internet permitiu, para além da rapidez da circulação das ideias expressas nos textos que amplamente divulga, o aparecimento de novos projectos literários e de novas formas de os materializar.
Com os Surfistas, Rui Zink lançou o primeiro e-book (ideia recente fruto das possibilidades geradas pela Net em que os ecrãs electrónicos substituem o papel tradicional) literário português. Surgem assim os e-readers (leitores electrónicos). O método tradicional e o mais recente têm, no entanto, segundo Zink, em comum a palavra.
Rui Zink foi o primeiro autor português a utilizar este recurso. Na opinião do autor, Os Surfistas são uma «comédia de homenagem aos Lusíadas».
Os Surfistas de Rui Zink apresentam, no entanto, uma outra particularidade acrescida. Numa tónica marcadamente humorística e escrito sob a forma de folhetim, Zink contou com a participação dos «navegadores» da net, que iam decidindo da evolução do enredo, capítulo a capítulo (fruto de 38 votações efectuadas pelos internautas), acrescentando-lhe sugestões e comentários, os quais fizeram, segundo o autor, com que o percurso inicial fosse alterado. Fê-lo no portal do Clix durante três meses. O resultado final é constituído por quase quatro dezenas de capítulos, gerados por uma imaginação colectiva, embora de tónica desigual deixando, assim, os Surfistas aquém das expectativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário